AVISO:Voltarei em breve!

Empresa parceira do Facebook lança novo app suspeito de monitorar os usuários


Você se lembra da Onavo Protect, a VPN gratuita lançada por uma empresa parceira do Facebook? O serviço causou polêmica depois que algumas pessoas perceberam que ele monitorava seus usuários, sendo capaz de rastrear seus hábitos até mesmo quando desativado. Pois saiba que a Onavo acaba de lançar mais um aplicativo, desta vez para celulares Android — e, adivinhe? Ele também traz violações de privacidade.

Para continuar a leitura clique em "Ler mais..." no botão abaixo!


O software, batizado de Bolt App Lock, apareceu na Play Store no dia 5 de março e serve para bloquear o acesso não-autorizado aos aplicativos que você possui no seu celular. Com ele, é possível adicionar uma camada extra de proteção, requisitando uma senha ou um padrão para entrar na agenda do telefone ou no rolo de fotos, por exemplo. Contudo, tudo indica que Bolt faz muito mais do que isso.

Em seu termo de privacidade, o software afirma que “coleta informações sobre seu dispositivo móvel e os aplicativos instalados nele”. Além disso, “por fazer parte do Facebook, também podemos usar essas informações para aprimorar os produtos da rede social”. O site The Verge especula que o aplicativo possa monitorar quais programas são instalados no smartphone do internauta, além de vigiar dados da rede móvel.

Tentamos acessar a página de download do Bolt App Lock, mas a Play Store informa que ele não está disponível em nosso país. Até o momento, nem o Facebook e nem a Onavo responderam aos pedidos da imprensa internacional para comentar a respeito do assunto.

Fonte: The Verge / Canaltech